Catedral
Nossa origem
A história do anglicanismo no Nordeste do Brasil tem seu início com as capelanias inglesas estabelecidas no século XIX. Após o acordo de 1855 que abriu caminho para o processo de transição entre os anglicanos brasileiros e ingleses.
O trabalho realizado pelos estrangeiros no passado em Recife, Salvador e Belém, foram fundamentais para a expansão da igreja em uma área em que os anglicanos brasileiros estavam praticamente ausentes.
Conforme a pesquisadora Semira Adler Vainsencher, da Fundação Joaquim Nabuco, a Catedral Anglicana da SS Trindade, denominada então de Holly Trinity Church, esteve construida onde é atualmente o Cinema São Luiz, permanecendo ali até o ano de 1946, transferindo-se, em seguida, para a Rua Carneiro Vilela.
O ministro que assistia a comunidade residia no “Beco do Pe. Inglês” (local que posteriormente passou a chamar-se rua do Padre Inglês), no bairro da Boa Vista.
Em 1975 chegou ao Recife, para assumir a Paróquia da Santíssima Trindade, o Rev. Paulo Ruiz Garcia, encontrando na Paróquia um número bastante reduzido de eclesianos.
Em junho deste mesmo ano, o sínodo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil criou a Diocese Setentrional, tendo como sede Recife, capital do Estado de Pernambuco, incluindo também os Estados do Pará, Amazonas, Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Bahia. Foi seu primeiro bispo o Revmo. Dom Edmund Knox Sherrill, que optou por deixar a diocese Central, transferindo-se para a recém criada Diocese.
O Cisma
Em setembro de 2002 ocorreu o primeiro cisma na Diocese Anglicana do Recife promovido pelo ex-deão da Catedral, Revmo. Paulo Garcia que rompeu com a Comunhão Anglicana e a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e migrou, com a maioria da comunidade, para a Igreja Episcopal Carismática, apropriando-se de toda a estrutura física, dos equipamentos e dos bens de nossa Igreja.
Os membros que permaneceram fiéis à Igreja Anglicana, em número aproximado de 80 (naquele período), caracterizavam-se por serem personagens históricos da comunidade e parte efetiva da liderança que, sob os cuidados pastorais do então coadjutor Rev. Sérgio Andrade, passaram a congregar nas dependências da Paróquia do Bom Samaritano, em Boa Viagem, distantes dos limites geográficos da Catedral.
Em meados de 2003, os membros da Catedral alugaram uma residência no bairro do Espinheiro. Naquele período começava a reconstrução de nossa comunidade. Com perseverança, a casa foi reformada e recebeu uma pequena capela para 100 pessoas e salas para o acolhimento de suas pastorais e seus ministérios.
Em agosto de 2003, o Rev. Sérgio Andrade foi eleito o novo deão da Catedral.
Em junho de 2007, inauguramos um novo templo para 350 pessoas sentadas. Atualmente a comunidade conta com mais de 300 membros e passa por uma nova fase de ampliação. Em breve, nossa estrutura física favorecerá a realização de casamentos, aniversários, bodas, formaturas, entre outros eventos.
Em agosto de 2008, o Deão Sérgio Andrade foi reeleito para mais cinco anos como reitor da Catedral.
Os ministérios estão, gradativamente, se reorganizando. O Cursilho de Cristandade, Encontro de Casais com Cristo, Encontro de Jovens com Cristo, Seminário de Vida no Espírito Santo, Culto Carismático, UMEAB, JAT, Discipulado de adolescentes e jovens, Gurpo Luz, entre outros, são uma realidade na restauração da Igreja.
Nossa Missão
Anunciar o amor de Deus revelado em Jesus Cristo, alcançando as pessoas de nossa geração e acolhendo os excluídos e fragilizados.
Nossos Valores
A busca da vivência permanente do Quadrilátero de Lamberth: os credos, a Bíblia, os sacramentos e o episcopado.
Nossa Visão
São quatro os aspectos de nossa visão institucional e comunitária:
Possibilitar o aprofundamento na Palavra de Deus por parte de nossa comunidade;
Assumir como parte essencial da vida comunitária o testemunho do Evangelho Integral;
Estabelecer ações e parcerias com outros atores da sociedade civil organizada que manifestem o compromisso social da Igreja;
Investir em propostas de ação missionária, apoiando a abertura e o estabelecimento de novos Pontos de Missão.
Nossos Ministérios
Cursilho de Cristandade - Movimento de evangelização que alcança homens e mulheres através de retiros espitiruais. O Cursilho é uma oportunidade singular de reflexão sobre a vida e o propósito de Deus para o ser humano.Uma vez por ano os cursilhista se reencontram para celebrar a Ultreya (Avante!).
Seminário de Vida no Espírito Santo - Espaço de adoração e busca da Terceira pessoa da Trindade, dos dons, do fruto e dos ministérios disponíveis aos cristãos em todos os tempos. O SVES, que acontece durante um final de semana e está intimamente ligado ao Culto Carismático e voltado às pessoas que possuem algum tempo de vida cristã.
Pastoral da Família - Responsável pela estruturação e realização do Encontro de Casais com Cristo e do Encontro de Jovens com Cristo. Atua também na realização de outros eventos para as famílias da Catedral.
Nova Geração - Ministério voltado às crianças da Catedral. Sob sua supervisão acontecem acampamentos, encontros, estudos bíblicos dominicais e diversas atividades. Há 4 salas e um berçário disponíveis em nossas instalações. São contempladas por este ministério crianças entre 2 e 11 anos.
UMEAB (União das Mulheres Episcopais Anglicanas do Brasil) - Este ministério reúne mulheres de faixas etárias distintas para o serviçoe a reflexão transformadora. A UMEAB é responsável por grande parte dos eventos comemorativos da Catedral.
JAT (Juventude Anglicana da Trindade) - Atua diretamente com os jovens da Catedral promovendo eventos, intercâmbios, projetos de evangelização e participando ativamente do EJC.
Grupo Luz - Formado por jovens, é o ministério de dança da Catedral. Através de coreografias regionalizadas participa de celebrações e outros espaços públicos.
Discipulado de Adolescentes e Jovens - Aproximadamente 50 jovens reúnem-se aos sábados em casas para estudarem a Palavra de Deus e exercitarem a comunhão.
Igreja em Família - Semanalmente, quatro lares localizados nos bairros de Boa Viagem, Graças e Espinheiro abrem suas portas para o estudo da Bíblia e oração. Os encontros são abertos para visitantes.
Introdutores ao Templo - Ministério que atua durante as celebrações dominicais. Tem por objetivo; acolher os visitantes;auxiliar na ordem dos culto; distribuir encartes e fichas de outros ministérios; organizar o templo para as celebrações.
Sodalício do Altar - Este ministério tem por objetivo: cuidar do altar e dos seus paramentos; ornamentar o altar para as celebrações; cuidar das vestes dos pastores; adquirir todo material necessário para a eucaristia e o batismo.